É Mesmo?: Good Answer, Boy

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Good Answer, Boy

Um professor de Física, dos engraçadinhos, lembrou-se de pregar uma partida aos seus alunos do 10º ano, vai daí...
- Oiçam com atenção o enunciado deste problema:
"Um avião saiu de Bratislava com uma velocidade de 930 km/h. Quando levantou voo a pressão exterior era de 1010 milibares, a humidade relativa era de 66% e a temperatura 18,2 graus Celsius. A aeronave dispunha de 130 assentos para os passageiros, dois WC (um estava avariado) e a tripulação era composta por 5 pessoas das quais duas eram hospedeiras embora uma delas estivesse de folga."


A pergunta é... Quantos anos tenho eu?

Os alunos ficaram assombrados. O silêncio era ensurdecedor.
Finalmente, o Gonçalo, lá do fundo da sala, arriscou a resposta:
- 32 anos, professor!

O professor, atarantado, comentou:
- Caramba, está certo! Eu tenho mesmo 32 anos. Mas como é que calculaste?

Resposta do jovem génio:
- Usei a regra da proporcionalidade directa. Sabe professor, eu tenho um primo que é meio parvo, e como ele tem 16 anos...



Sem comentários: